E se fosse diferente? E se eu não fizesse àquilo? E se…A imprensa nos sufoca de tantas notícias de crimes e violência. Tiros, facadas, brigas, assédios e….e se eu pudesse voltar 1 segundo? Tarde!
Passo muito tempo no email tentando responder questões que me enviam sobre esse “segundo antes”, confesso que sei muito pouco sobre como o cérebro reage nestes momentos, infelizmente a ciência também sabe pouco. Consulto periodicamente meu oráculo, “Comporte-se” (SAPOLSKY, 2021), me ilumina em muitas questões.
Possíveis respostas para esse segundo anterior a barbárie: por causa de um hormônio; por causa da evolução; por causa de experiências na infância, ou genes, ou cultura? Acrescento, e se ainda estamos revisitando o período da selvageria?
A neurobiologia explica: “o que aconteceu foram fatores que afetaram o cérebro e o comportamento que ele produziu. Vou direto em uma explicação que acho plausível, não a única, mas determinante. Se a liberação tegmental de dopamina (pode provocar euforia ou o contrário) é bloqueada, estímulos recompensadores se tornam aversivos. Somado a isso, ocorre o estresse crônico e logicamente a anedonia – incapacidade de sentir prazer.
Quando o cérebro reage dessa forma, qualquer motivo pode virar o pior minuto da vida.
Deixe um comentário