Para relembrar o que já escrevi neste espaço sobre essa Síndrome: Estima-se que a SSM aparece em 1 a cada 25.000 recém-nascidos, outras fontes mostram números de 1/15.000. Uma mutação no gene RAI1 pode causar esta síndrome, com deleção intersticial em 17p11.2.
Características faciais, atraso psicomotor, atraso na linguagem, podendo apresentar uma voz com tonalidade hipernasal, rouca e grave. Mas o sintoma mais característico e universal nos indivíduos com a SSM é transtorno do ritmo do sono. Uma inversão do ciclo circadiano da melatonina dificulta o descanso no período noturno.
Como isso já foi apresentado anteriormente, gostaria de comentar apenas o que o transtorno do sono pode provocar nestas crianças. Professores que atendem estes alunos devem procurar a família destas crianças para relatar aos pais o sofrimento que estas apresentam na escola para se manter acordada. Sem dúvida que a falta de atenção e irritabilidade são as respostas mais comuns. Discutir este distúrbio com a família e o médico da criança com SSM, pode resultar em uma alternativa inteligente. Alterar os horários do uso da melatonina ou qualquer outro remédio usado para provocar o sono, é a proposição indicada pelos especialistas.
O sono é irritante e “mortal” para qualquer um, basta uma noite mal dormida para entendermos como é fundamental dormir bem. Então, é fundamental compreender esta característica dos indivíduos com SSM para não acreditar que a falta de atenção é comum nesta síndrome. Comum é não dormir bem e se obrigar a prestar atenção em conteúdos desprovidos de realidade para o aluno.
Com o sono regulado, a psicomotricidade pode colaborar com a atenção destas crianças ou adultos com a SSM. Interagir simbolicamente, oferecer objetos tridimensionais para aprendizagem da leitura e escrita, usar a música como método para sentir o ritmo e melodia da criança, reconhecer-se corporalmente pelo toque, são algumas das alternativas que fazem a diferença quando o assunto é inclusão.
Outras orientações sobre esta temática posto neste espaço em breve
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