Fui avisado por um amigo que havia esquecido de publicar postagem sobre o Dia Internacional do Cão-Guia. Pois é, esquecei, é comemorado sempre na última quarta-feira de abril, neste ano foi 27/04.
Lei Federal e Leis Municipais autorizam o cão-guia ingressar e permanecer em locais públicos e privados, mesmo que ainda não estejamos preparados para isso. Po que afirmo isso? O cão-guia é treinado para conduzir e proteger a Pessoa com deficiência visual, anos de dedicação para essa nobre tarefa, mas infelizmente, pessoas em geral, distraem o cão por saberem que o cachorro é manso e “bonzinho.” O suficiente para atrapalhar a condução. É comum também observar a população em geral oferecer comida ao cachorro, outro erro fatal.
Enfim, o cão-guia passa anos sendo treinado para uma tarefa muito delicada e precisa, anos de treinamento, desde o nascimento, consequentemente, muito dinheiro envolvido (algo próximo de 35 mil reais o custo de um cão-guia). Raro no Brasil, mas temos duas Associações que fazem doações, sem custos para o pretendente. Temos no Brasil não mais do que 200 cães labradores ou golden retriever cumprindo esse serviço, muito pouco pela quantidade de pessoas que precisam do animal.
A comemoração do dia serve para estes alertas: precisamos de mais cães-guias nas ruas do Brasil e mais atenção quando cruzarmos com um guia cão.
Deixe um comentário