(…) Eu me inclino para trás na espreguiçadeira e penso sobre os muitos pacientes que vi sendo dominados pelo terror acerca da morte – e também sobre os muitos filósofos que olharam diretamente para ela. Dois mil anos atrás, Sêneca disse: “Um homem não pode estar preparado para a morte se apenas começou a viver. Devemos tr como objetivo já ter vivido o bastante.” Nietzsche, o mais poderoso de todos os criadores de frases, disse: “Viver com segurança é perigoso”. Outra frase de Nietzsche também vem à mente: “Muitos morrem tarde demais, e alguns morrem cedo demais. Morra na hora certa!
Humm, a hora certa….isso toca fundo. Tenho quase 88 anos e Marilyn, 87. Nossos filhos e netos estão prosperando. Receio ter passado da hora certa. Estou abandonando a prática psiquiátrica e minha esposa está gravemente doente.
“Morra na hora certa.” É difícil tirar isso da cabeça. Então, outra frase nietzschiana vem à mente: “O que se tornou perfeito, tudo o que está maduro – quer morrer. Tudo que é imaturo quer viver. Tudo o que sofre quer viver, para que possa se tornar maduro, alegre e desejoso- desejoso do que é mais distante, mais alto, mais brilhante.”
Sim, isso também toca fundo. AMADURECIMENTO – isso se encaixa. Amadurecimento é exatamente o que Marilyn e eu estamos experimentando agora (…).”
Deixe um comentário