Já fiz alguns comentários neste espaço sobre este remédio, agora trago alguns achados científicos para insistir na importância da metformina.
Sempre soube que a metformina é indicado para pessoas com diabetes tipo 2, um remédio que está na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, um catálogo das terapias mais eficazes, seguras e econômicas para as maiores condições médicas do mundo.
Indiquei aos amigos tomarem metformina, alguns relataram desconforto estomacal, expliquei que este era o único efeito colateral. Para atenuar o efeito, recomendei tomar o remédio com leite ou após as refeições. Qual a justificativa, me perguntaram, para usar o remédio? Viver uma vida mais saudável. Nem a ciência consegue explicar os reais motivos destes efeitos, mas é isto que acontece.
“Um estudo com mais de 41 mil usuários de metformina entre 68 e 81 anos, concluiu que ela reduziu a probabilidade de demência, doença cardiovascular, câncer, fragilidade e depressão, e não em pequena quantidade. Em um grupo de indivíduos mais frágeis, o uso da metformina ao longo de 9 anos reduziu a demência em 4%, a depressão em 16%, as doenças cardiovasculares em 19%, a fragilidade em 24% e o câncer em 4%. Em outros estudos, o poder protetor da metformina contra o câncer tem sido muito maior que isso. embora nem todos os cânceres sejam suprimidos – os cânceres de próstata, bexiga, rim e esôfago parecem ser resistentes – mais de 25 estudos demonstraram um poderoso efeito protetor, às vezes, até um risco 40% menor, principalmente para pulmões, colorretal, pâncreas e mama.”
Deixe um comentário