Sou da geração do Rocky Balboa, além do agasalho de malha, touca, corridas e judô (nunca treinei boxe), a ingestão de ovos crus era uma constante. Creio que muitos da minha geração fizeram isso, quem sabe aprendi a gostar de correr e comer ovo cru com o Stallone. Na época não se conhecia as contraindicações desta ingesta, menos mal, porque continuo vivo.
Escrevo sobre os ovos (não os crus), porque são fundamentais para a metabolização da biotina, B7 ou vitamina H. Esta vitamina ajuda essencialmente no fortalecimento dos cabelos e unhas. Quase sempre esquecemos que cabelos bonitos e fortes, unhas resistentes e sem rachaduras, estão associados ao que comemos e não ao que passamos sobre elas/eles (cabelos).
Alguns alimentos que contém a B7:
- Amendoim
- Avelã
- Farelo de trigo
- Amêndoa
- Farelo de aveia
- Noz picada
- Ovo cozido
- Castanha-de-caju
Essencialmente a biotina colabora na metabolização de carboidratos, gorduras e aminoácidos. Por isso que dizem que ajuda a emagrecer. O fetos também sofrem influencias da B7, pois o crescimento depende também desta vitamina.
Vale lembrar que é raro encontrar pessoas com déficits de biotina, somente em casos extremos de fome. Mesmo assim, caprichar na alimentação e prestar atenção nas unhas e cabelos, não custa muito.
Deixe um comentário