Chega o verão os parques e praças ficam cheios, as pessoas aproveitam o sol como se fôssemos um país do polo sul. Vá lá, nem sempre podemos aproveitar um dia para passear ou fazer exercícios físicos.
Meu radar nestes dias de parques cheios torna-se professoral, analiso tudo; tipo de pisada, estilo de corrida, roupas inapropriadas etc…Por outro lado sei que não posso opinar, apenas exercito meu lado técnico.
Aqui fico mais à vontade para comentar. Quando saímos de casa para uma caminhada ou corrida, precisamos saber que temos duas opções: 1) sair de casa para o lazer, sem pressa e sem compromisso, vale até sentar no bar e ficar vendo as pessoas correndo no sentido horário ou anti-horário. Parêntese: por que sempre andamos ou corremos no sentido anti-horário? Já reparou nisso? Deixo a resposta para meus consultores. 2) sair para se exercitar. Aqui o procedimento é diferente;
Me concentro na opção dois, a opção que quase sempre fazemos errado. Esta opção está centrada na melhora da condição física e no trabalho cadiovascular, em alguns casos, no rendimento esportivo. Se for essa a opção, então siga os passos:
a – não leve cachorro para correr ou andar, o cachorro precisa do seu ritmo;
b – evite andar de mãos dadas, nossas necessidades biomecânicas são distintas;
c- correr e celular não combinam, nem para escutar música. O celular pode esperar;
d – procure correr ou andar em terrenos macios, a grama por exemplo, se não houver, paciência, corra assim mesmo;
e – roupas leves, claras, óculos escuro, boné e um tênis confortável, são fundamentais;
f – levar água durante a caminhada ou corrida só atrapalha. Se o exercício for mais que uma hora, leve dinheiro. Compre água depois deste tempo, além de gelada, a garrafa não atrapalha o movimento dos braços. Ninguém precisa de água antes de uma hora (sei que serei criticado).
g – ande ou corra até seu corpo aguentar, sempre em um ritmo lento. Quando o fôlego ou as pernas não aguentarem, basta uma caminhada para a recuperação. Termine a atividade com uma corrida leve para completar 60 min. Menos que isso, só se tiver algum problema de saúde;
h – Exercitar-se no verão e se “aposentar” no inverno não é recomendado. Siga uma rotina, caso contrário, efeito sanfona!
i – Nosso tempo é precioso, se sair de casa com um objetivo, cumpra. Inclusive se for a primeira opção; sair com o cachorro, flanar, apreciar, deitar na grama e muito mais, faça com alegria, sem peso na consciência.
j- Escolha a sua opção na próxima saída.
Deixe um comentário