Envelhecer é natural e doído, repleto de histórias e sabedoria (não para todos). Curioso que a ciência ainda não sabe por que envelhecemos e muito menos como fazemos para tratá-la. Não existe um gene do envelhecimento, mas sim, os genes que provocam as doenças do envelhecimento.
Prolongar a vida é coisa da medicina, prolongar a vitalidade, é por nossa conta. Mas sabemos que custa caro. Vitalidade não é destino, é suor. Sorte também ajuda bastante.
Enxergar bem também não é para todos, na velhice então! Catarata em adultos é uma doença que aparece depois dos 45 anos. Quando nos referimos a catarata, o cristalino (uma lente transparente) é lembrado. O cristalino serve unicamente para focar a luz que passa para a parte posterior do olho. Com o tempo esta lente torna-se opaca, vai tornando-se branca – que serve como diagnóstico. Este problema é decorrente da decomposição das proteínas do cristalino. Certamente que isso interfere de como enxergamos. Visão barrosa ou sem clareza.
Fatores que podem acelerar a formação da catarata:
- Diabetes/ inflamação dos olhos/ lesão/ antecedentes familiares/tabagismo/cirurgia por outros problemas oculares/ exposição à luz ultravioleta (luz solar), idade.
Hoje em dia o tratamento é cirúrgico, rápido e eficiente. Volta-se a enxergar muito bem. Mas lembre-se, as causas da catarata, muitas delas são possíveis de retardar o aparecimento. Não é destino, é a velhice!
Deixe um comentário