Domingo passado, muito cedo, um amigo e eu corremos pelas ruas da cidade, mesmo com o tempo fechado como os outros 12 finais de semana, o companheiro me cobrou uma postagem sobre a vit. D, já que não recebemos sol há muito. Respondi que este assunto esta fartamente difundido na internet, seria irrelevante a minha colaboração.
Me arrependi, vou insistir no que já comentei anteriormente em outras postagens. O pressuposto é o seguinte; por que as pessoas em geral insistem em tomar doses “extras” da vit. D? Recentemente foi amplamente divulgado que a carência da vit. D poderia deflagrar o Covid. Todos correrem para a farmácia. Que pena!
Primeiro, a vit. D ajuda a absorver o cálcio, este um componente fundamental dos ossos, músculos, sistema nervoso e imunitário;
Segundo; obtém-se a vit. de três formas: através da pele, da dieta e suplementos. Aqui começa o primeiro motivo da postagem. Suplementos apenas para: pessoas que não conseguem absorver a vit pelos alimentos; o mesmo pela luz solar; quando o fígado e os rins não conseguem converter a vit D na forma ativa ou, pessoas que usam medicamentos que interferem na capacidade do corpo em converter ou absorver a vit. D. É o seu caso? Então não use suplementos.
Quais os alimentos que fornecem a vit. D, mesmo que seja em pequenas porções: Pescados oleosos como o salmão, atum e a cavala; fígado, queijo, cereais, suco de laranja, bebidas de soja e outros;
Terceiro e último, é preferível ainda garantir o vit. D expondo-se ao sol, nem que seja em um período curto. Se isso acontecer durante uma corrida, melhor ainda.
Tudo isso para dizer que deve-se evitar a toxidade, quando há exageros de suplementos da Vit. D
Deixe um comentário