Comecemos pelos mitos, e talvez você possa estar pensando assim: a vitamina C cura gripe – mito. A superdosagem da Vit. C ajuda a melhor na imunidade – mito. Os complexos vitamínicos comprados em farmácias, para pessoas sem comorbidades, ajudam a combater às doença – mito. Poderia me estender muito escrevendo sobre os absurdos que cometemos com o nosso dinheiro e tempo, mas passamos para os benefícios da Vit. C.
É um antioxidante, importante para os ossos e síntese de colágeno. Ajuda na cura de algumas doenças e a absorver o ferro. Ajuda na prevenção do escorbuto (doença de marinheiro).
É bom enfatizar o que os livros editam a décadas; a melhor fonte de vit. C são às frutas e verduras, muito, mas muito melhor que as suplementações de farmácias. Lembre-se, os alimentos são acompanhados de outros componentes que auxiliam e promovem a saúde.
Laranja, quiwie, limão, caju, acerola, goiaba, pimentão, tomates, brócolis e as verduras de folhas verde. E muitas outras frutas e verduras.
Quem são as pessoas que precisam de suplementação dessa vitamina: gestantes, fumantes, vítimas de queimaduras, pessoas que se recuperam de cirurgias e idosos.
Por último. Qual o consumo diário da vitamina C? Para a média da população brasileira – depende do peso, gênero, idade e atividades laborais – 100 mg é o suficiente, 200 mg é o limite máximo. Assim, tudo que for ingerido em excesso, principalmente os suplementos, são excretados pela urina ou seja, dinheiro jogado fora.
Façamos o que nossas avós recomendavam, alimente-se bem e tome suco de laranja puro. Já é o ideal para mantermos uma boa saúde
Deixe um comentário