Difícil aceitar que liberdade de ação e pensamento nós humanos não temos. É senso comum escutar que algumas pessoas são livres, conquistaram a tão sonhada liberdade depois de muito trabalho, principalmente quando o financeiro é pauta da conversa.
Se temperamos a conversa com a teoria da evolução, já não temos muitos argumentos para defender a tal ” liberdade.” Os processos bioquímicos que ocorrem no cérebro nos transformam em sapiens com flechas com endereço certo. Esses processos podem ser determinísticos ou aleatórios, menos livres.
Uma destas comprovações são os trabalhos científicos realizados com scanners de cérebro ” para predizer os desejos e as decisões das pessoas bem antes de elas terem consciência disso.” As sugestões destes trabalhos indicam que as nossas decisões começam – de algumas centenas de milisegundos a alguns segundos – antes que se tenha consciência da escolha”.
Na prática achamos que decidimos qual a cor do carro que vamos comprar, a roupa mais bonita e até mesmo um beijo na amada. Não decidimos nada, já estava ” pronto.”
O livre-arbítrio nada mais é que uma construção, dos nossos ancestrais e da nossa criação. Assim decidimos e assim vivemos.
Deixe um comentário