Você já sabe o que é diabetes, mesmo assim, quero deixar o meu recado pós carnaval, assim talvez você possa ajudar outras pessoas.
As células do nosso corpo, precisam de glicose (açúcar) para manter-se em funcionamento, desde o dia que nascemos até a nossa morte. Aí que entra a tal da insulina, um hormônio secretado pelo pâncreas que ajuda a glicose a penetrar nas células. Essa regulação é tão importante e necessária, porque se houver algum desequilíbrio nessa função, a diabetes pode aparecer.
Vamos mais devagar: o diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidades suficientes (aí temos a diabetes tipo 1), ou, porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada, o que chamamos de resistência à insulina, ou também, diabetes tipo 2.
A diabetes tipo 1 quase sempre é detectada muito cedo – os sintomas são bastante claros – a criança vive cansada, urina muito e sempre está com vontade de comer doce ou qualquer outro alimento. O procedimento correto, então, é procurar um médico, um especialista.
No diabetes tipo 2, os sintomas aparecem mais lentamente, é no adulto que isso pode ocorrer. Sede, fome, fraqueza, vontade de urinar constantemente, são alguns dos sintomas do diabetes tipo 2. Com um simples teste de glicemia em jejum, já se pode saber se tem ou não a diabetes. De qualquer forma, o médico especialista pode ser uma opção interessante e inteligente.
Reduzir drasticamente os alimentos muito calóricos, doces, cerveja e os carboidratos em geral, podem ser o início do tratamento. Controlar as taxas de glicemia constantemente, exercitar-se diariamente e seguir as recomendações médicas, são algumas das formas de reverter este quadro. É bom lembrar também que, as consequências da diabetes são terríveis: cegueira, amputações, transtornos renais e outros.
Para evitar esta doença, não é preciso nenhuma mágica, basta apenas seguir uma dieta equilibrada e seguir uma rotina diária de exercícios físicos. Não é muito para quem está pensando em qualidade de vida.
Deixe um comentário