Recebo adiantado o “Caldeirão Azul”, algo como o cozinheiro mistura os ingredientes ou se preferir, um alquimista nas suas buscas. O azul é da cor do nosso planeta. “O Caldeirão Azul é o palco das nossas vidas, da nossa busca incessante por transformar cada um de nossos dias em algo mais mágico, mais significativo.”
É o último livro do Marcelo Gleiser, nosso cientista reconhecido internacionalmente. Uma leitura gostosa e fluída, cheio de ensinamentos sobre a física, sobre o mundo, sobre o amor. São vários artigos, extraídos de colunas de jornais e revistas, onde o autor, pela sua ciência, apresenta os limites e os novos desafios da humanidade.
(…) Todo ato criativo é resultado de uma tensão. Toda resolução é resultado de uma tensão. Toda escolha é resultado de uma tensão. Ao passarmos da dimensão cósmica à dimensão humana, os produtos das várias tensões ganham uma dimensão moral que não existe na dinâmica do mundo natural. Isso nos une a natureza, ao mesmo tempo que nos separa dela. Nos une por sermos desses ciclos naturais de transformação, por sermos parte da incessante dança de energia que existe em tudo. Nos separa por termos a capacidade de refletir sobre quem somos e sobre as escolhas que fazemos. O paradoxo do homem é ser um animal moral (…)
Deixe um comentário