Se um dia vamos envelhecer, um dia vamos deixar de produzir a testosterona. E o pior é que começamos muito cedo esta perda, depois dos 30 anos. Estranhou? Explico: a testosterona é um hormônio produzido pelos testículos, bom frisar também que os ovários das mulheres também produzem em quantidades pequenas. As funções da testosterona são: manter o desejo sexual, aparência física nos homens, fertilidade, regular a massa muscular, a distribuição de gordura e a produção de glóbulos vermelhos.
Por isso que muitos homens e algumas mulheres buscam a reposição desesperadamente deste hormônio. Se a idade é uma das causas para a diminuição do hormônio, algumas doenças, medicamentos ou certas lesões nos testículos, podem afetar a quantidade da testosterona. O resultado todos sabem; mudanças na musculatura e na gordura corporal, apatia e diminuição no desejo sexual. Um ditado em espanhol sobre este hormônio: ” La testosterona hace que un hombre luzca y se sienta como un hombre”, isso para ver a importância que os homens dão a este ” energético’.
Antes de arriscar uma reposição sem controle, qualquer médico pode solicitar um exame hormonal para conhecer o real déficit ou não da testosterona. Se não for este o problema, a receita sempre é a mesma, caseira: muita, mas muita atividade física, alimentação rica em proteínas, boas horas de sono tranquilizador e muita conversa com a parceira para renovar o desejo sexual, isso não custa nada.
Deixe um comentário