Quem não sentiu um dia vai sentir, principalmente as pessoas mais velhas. Os pés são parte do corpo que mais sofrem no dia a dia, carregam-nos para qualquer lugar, por toda a vida e, nem sempre damos muita atenção para a nossa base de sustentação. Repare o que acontece todas as manhãs: lavamos o rosto, escovamos os dentes, penteamos o cabelo. Só aí, olhamos várias vezes no espelho para agradecer ou chorar pela fisionomia. Algumas pessoas passam centenas de minutos refazendo o quase milagre, ficar apresentável. O abdome então, nem se fala. E os peitos? Deixa pra lá.
Agora a pergunta sobre o título da postagem, e os pés? Que horas nos dedicamos para a massagem relaxante, para um creminho ou quem sabe, um shiatsu. Essa parte do corpo parece que não nos pertence, algo como uma agnosia. Um dia voltamos à acreditar que aquele pedaço de carne também pertencem-nos. Pode ser tarde, as dores já se instalaram. Pode ser na planta do pé, calcâneo, dedos, no arco ou por todo o pé.
As dores no pé podem ser causadas por: envelhecimento, sobrepeso ou obesidade, trauma, lesões variadas, permanecer em pé por muito tempo ou, lesão por sobrecarga (corrida, por exemplo)
Algumas causas de dores no pé são bem conhecidas: joanete, calos, dedos em martelo (quando o dedo permanece flexionado como uma garra), fraturas, artrite, arco caído, Neuroma de Morton, Fascite plantar.
A primeira prevenção para os pés é admirá-lo e agradecê-lo, é o mínimo.
Deixe um comentário