Que jogue a primeira pedra quem ainda não sofreu uma distensão muscular. A quantidade de gente acometida por esta lesão é proporcional – talvez um pouco menos – à lombalgia.
Alguns chamam de estiramento muscular, quando muitas fibras musculares são rompidas de um determinado músculo. É bom lembrar que os músculos dos membros inferiores (MMII) são os mais acometidos, principalmente os isquiotibiais (posteriores da coxa).
Sabe aquela ” puxadinha” na perna quando estamos fazendo algum esforço, isto pode ser uma distensão. Quando o grau de estiramento é pequeno, por exemplo, grau I, a dor é localizada e desaparece em poucos dias. Muitas vezes, sentimos a dor e assim mesmo continuamos a nos movimentar. Diferente do grau III quando a lesão é grave, visível e palpável, há uma perda de função.
Esse conhecimento é suficiente para sabermos se precisamos parar ou não. Gelo no local da lesão favorece uma recuperação rápida. Fortalecimento muscular, aquecimento apropriado e musculatura alongada podem ajudar a prevenir outras complicações.
Deixe um comentário