O lúpus é uma doença autoimune, faz parte de um grupo de doenças que o sistema imunitário ataca as próprias células boas do corpo. Pode comprometer várias partes do corpo: articulações, pele, rins, coração, pulmão, vasos sanguíneos e o cérebro.
O lúpus eritematoso sistêmico é o mais comum. Pode ser classificado em leve ou grave e compromete muitas partes do corpo. Os outros tipos são menos conhecidos, mas tão grave quanto: lúpus discoide (provoca erupção na pele que não desaparece); lúpus cutâneo sub agudo; lúpus induzido por medicamentos, lúpus neonatal (não é comum e afeta os recém-nascidos).
Em todos esses casos, não se conhece ainda a causa. Conhecido é que as mulheres correm mais risco, isso não significa que os homens não possam ter. Outro achado é que as mulheres afroamericanas e hispanas são mais propensas a contrair a doença.
Os sintomas são clássicos, mas diferem de pessoas para pessoa. Dores musculares, febre sem causa desconhecida, perda do cabelo, úlceras na boca, cansaço extremo, sensibilidade ao sol, erupções na pele, geralmente no rosto. Não há motivos claros de quando aparecem e desaparecem os sintomas, mas são esses sintomas que indicam a presença da doença.
Para terminar. Não existe uma cura para o lúpus. Os remédios e a mudança no estilo de vida pode ajudar a controlar a doença
Fonte: NIH: Instituto Nacional de Artritis y Enfermedades Musculoesqueléticas y de la Piel
Deixe um comentário