Recentemente foi publicado mais um livro de Oliver Sacks, uma coletânea póstuma – Tudo me seu lugar – um retrato do autor, um lado mais íntimo, são temas que retratam a trajetória do autor. ” Escritor hábil, cientista brilhante e cidadão consciente, Oliver Sacks serve de bússola para todos que almejam acessar os processos da mente sem perder a própria humanidade.”
Leio os livros de OS não só pelo prazer da leitura, mas principalmente para entender um pouco mais da mente do ser humano. São tratados que os educadores deveriam ler para entender a complexidade da escola. Como é difícil conviver em um espaço reduzido com tantas diferenças, além da necessidade da formação, quando muito, da educação.
(…)”Para Nelson (Kevin Nelson, neurologista da Universidade de Kentucky, estudou por muitas décadas a base neural das experiências quase mortes – EQMS – e outras formas de alucinação profunda), o ” tunel escuro” descrito na maioria das EQMS representa a constrição dos campos visuais decorrente do comprometimento da pressão arterial nos olhos, e a ” luz forte” representa um fluxo de excitação visual proveniente do tronco encefálico que passa por estações de retransmissão visuais até chegar ao córtex visual (a chamada via ponto-genículo-occipital).
Alucinações perceptíveis mais simples – com padrões, animais, pessoas, paisagens, música etc. -, como as que podem ocorrer em diversasa condições (cegueira, surdez, epilepsia, enxaqueca ou privação sensorial, por exemplo), não costumam envolver alterações profundas nas consciência e, embora sejam espantosas, quase sempre são reconhecidas como tal.” (…) (pg. 79)
Deixe um comentário