Não fazemos ideia da quantidade de cálcio que temos em nosso corpo, mais até que qualquer outro mineral. Pela quantidade, podemos supor a quantidade de funções desse mineral. O corpo armazena mais de 99% do cálcio nos ossos e dentes, para que estes suportem as cargas do dia a dia. O restante do cálcio se dissipa por todo o corpo, pelo sangue, músculos e entre os líquidos entre as células.
O organismo necessita de cálcio para ajudar os músculos e vasos sanguíneos se contraírem e relaxarem. Para toda contração muscular, precisamos uma quantidade de cálcio para disparar o comando da contração. Sem ele, impossível contrair. Nos esgotamentos físicos, observamos uma falha na disposição de cálcio, a causa, portanto, da fadiga. O sistema nervoso precisa desse feedback para regular o comando da contração e relaxamento.
Os alimentos podem suprir a necessidade da absorção de cálcio para o nosso organismo. Os mais ricos em cálcio são:
- Leite e derivados, queijo e yogurt;
- Vegetais com folhas verdes;
- Peixes como as sardinhas em lata e salmão;
- Os alimentos enriquecidos com cálcio, como os cereais para o café da manhã, sucos de fruta, bebidas de soja e arroz, tofu.
A quantidade ideal de cálcio depende da idade e de outros fatores. As crianças e adolescentes na fase de crescimento necessitam mais de cálcio que os adultos. As mulheres necessitam muito do cálcio para prevenir a osteoporose. Em compensação, as pessoas que não ingerem quantidades mínimas de alimentos ricos em cálcio devem tomar suplementos.
Fonte: NIH: Oficina de Suplementos Dietéticos
Deixe um comentário