Para muitos é apavorante imaginar sofrer de insuficiência pulmonar por causa do vírus. Imaginar sofrer para respirar. Imaginar a incapacidade da troca de gases.
A reabilitação pulmonar é um programa para pessoas com problemas respiratórios crônicos. O objetivo é ajudar a melhorar a capacidade de realizar tarefas diárias e manter a qualidade de vida.
Pode ser um programa ambulatorial que se realiza na clínica ou em um hospital. Algumas formas de reabilitação podem ser realizadas também em casa. Uma equipe multidisciplinar pode ser responsável por isso, o retorno da vida “normal.”
Quem necessita da reabilitação pulmonar? Doença pulmonar crônica ou outra afecção que dificulte a respiração ou limite as atividades. Também pode ser:
DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica): enfisema e a bronquite crônica;
Doença pulmonar intersticial – fibrose pulmonar. Com o tempo, essa doença causa cicatrização dos pulmões, e isso dificulta obter oxigênio;
Fibrose cística ou mucoviscidose: uma doença hereditária que causa uma mucosidade espessa e pegajosa que se acumula nos pulmões e bloqueia as vias respiratórias.
Pessoas que têm uma alteração grave na musculatura respiratória. Ex: distrofia muscular, esclerose múltipla,
Doenças virais, etc..
Em resumo, alguns encaminhamentos para a reabilitação:
Treinamento para melhorar a resistência muscular e a força;
Plano de alimentação para manter o peso saudável;
Educação sobre a doença e como controla-la;
Técnicas respiratórias para facilitar as atividades do dia a dia;
Apoio psicológico.
Tudo isso necessário para se sair de uma crise do mau funcionamento dos pulmões.
Deixe um comentário