Uma amiga me pediu para escrever sobre os motivos que uma parte da população mundial não consegue compreender as necessidades do isolamento social para evitar um colapso na saúde. Como também não tenho uma resposta pronta, respondo-a por outra direção. O que são os problemas de aprendizagem?
Simples, os problemas de aprendizagem afetam a capacidade de aprender e, com isso, causam sérios problemas: para ler, escrever, falar, resolver problemas matemáticos, atenção etc…etc….etc…(nenhuma semelhança com o que acompanhamos pela mídia)
Em geral, as crianças apresentam mais de um tipo de transtorno de aprendizagem. Podem apresentar também transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), mais difícil ainda para aprender.
Existe uma causa para esses problemas? É bom frisar que os problemas de aprendizagem não se relacionam com inteligência. São causados por diferenças na estrutura do cérebro e afetam a forma como o cérebro processa a informação. Em geral, estas diferenças estão presentes desde o nascimento. Alguns dos fatores que podem contribuir ao desenvolvimento do transtorno de aprendizagem incluem: genética, exposição à substâncias do ambiente (chumbo, por ex.) ou também, problemas na gestação.
Como se identifica os problemas de aprendizagem? É possível? Quem pode fazer isso? Quanto antes identificar, melhor. Sempre. Na escola quase sempre estes problemas são melhores identificáveis. Em casa as comparações com crianças da mesma idade não é possível, por isso a transferência para a escola. Outro motivo para compreender o desespero dos professores. Além de ensinar, precisam remediar. Exames médicos, história familiar e testes de rendimento escolar podem ajudar nessa identificação. A psicopedagogia é essencial nesses momentos.
Existem tratamentos? Quando o déficit é muito grande, a educação especial é uma ótima alternativa. Outras possibilidades são os reforços escolares, associados ao acompanhamento dos pais. Tecnologias assistivas podem trazer alguns benefícios.
Prestar atenção nas atitudes e no desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida são fundamentais para a reabilitação.
Quando as providências para os problemas de aprendizagem não são tomadas, encontramos resistências para um mundo mais humano.
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