Os equipamentos permitem que cegos e pessoas com visão reduzida possam ler livros e artigos e reconhecer rostos.
A partir desse mês, cegos e pessoas com baixa visão poderão utilizar a mais moderna tecnologia de visão artificial do mundo para ler livros e artigos na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. Dia 06/02, o Secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, assina o termo de cessão de uso para a instituição de quatro aparelhos OrCam MyEye – um dispositivo acoplado a um óculos que fotografa os textos, escaneia e os transforma em áudio.
O Paraná será um dos primeiros estados brasileiros a proporcionar esta solução inovadora que permite a leitura e a identificação de pessoas pelos rostos, dentre outras funcionalidades.
A Sejuf, por meio do Departamento de Política da Pessoa com Deficiência e da assessoria de Gestão Inteligente e Inovação, adquiriu os aparelhos e já realizou os testes e treinamentos com os funcionários da BBP. “O atendimento e a política para a Pessoa com Deficiência é uma prioridade em nossa gestão, e quando conhecemos essa tecnologia fizemos todos os esforços para adquirir equipamentos e iniciar um projeto-piloto”, explica o secretário Ney Leprevost.
“Com a oferta dessa tecnologia aos usuários da Biblioteca, poderemos incrementar nosso atendimento às pessoas com necessidades especiais. Mais que um leitor de textos, o OrCam MyEye possibilita autonomia ao usuário e acesso ao amplo acervo literário que temos. A Biblioteca sempre visa a integração de seus usuários e, com esse dispositivo, contaremos com uma importante ferramenta para a inclusão”, comemora Ilana Lerner, diretora da Biblioteca Pública do Paraná.”
No total, cinco OrCam MyEye foram adquiridos pelo governo Ratinho Jr. Quatro unidades estão sendo cedidas à BBP, que utilizará dois em suas instalações e repassará dois a bibliotecas do interior do estado, a serem selecionadas. A outra será destinada para uso em eventos da Sejuf, como o Paraná cidadão e a Feira da Cidadania.
Data: 06/02/20 – 15h – r. Cândido Lopes, 133 (BBP)
Deixe um comentário