Lógico que o nome tem origem em um “pesquisador” com o nome Dalton. Não enxergar as cores corretamente é uma característica dos homens, devido à uma falha genética.
São três as principais falhas na visão; defeito na visão para ver as cores vermelho e verde, que é a mais comum. A outra para ver as cores azul e amarelo. A terceira falha é a ausência total para ver cores. E esta falha passa desapercebida por muitos anos, nem na escola é percebida. Isso significa que as pessoas conseguem viver “trocando” as cores. Até porque não existe nenhum tratamento para o daltonismo.
Depois que o diagnóstico detecta a falha – muitas vezes as pessoas descobrem que são daltônicas quando vão fazer o teste de motorista, as pessoas se adaptam a esta realidade de cores trocadas.
A imagem ao lado -teste de Ishihara – serve para detectar as falhas de visão para cores. Estes testes são fáceis de aplicar, uma pena que não é usado. Prestar mais atenção no que as crianças pintam, escrevem e descrevem, são fundamentais para um diagnóstico precoce.
Se você não enxergar o número ao lado, procure um oftalmologista.
Deixe um comentário